Os principais benefícios do chá de boldo do chile

On 22 de outubro de 2015 by pryme

Os principais benefícios do chá de boldo incluem:

•Melhora o funcionamento do fígado;
•Auxílio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
•Diminuição da azia;
•Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
•Auxílio no tratamento de gastrite;
•Auxílio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
•Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
•Diminuição dos gases;
•Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
•Tem efeito calmante;

O boldo-do-Chile (Peumus boldus) é uma planta medicinal também conhecida como boldo-medicinal, boldo, boldu, boldus, boldoa, boldina, baldina e molina. Inclui os sinônimos botânicos Boldea fragrans e Peumus fragrans.

Pertence a família Monimiaceae.

Os benefícios do chá de boldo

Benefícios do boldo

O consumo do chá amargo da folha de boldo-do-Chile antes das refeições melhora a digestão, beneficia o coração, protege,

desintoxica e estimula o fígado, reduz os gases intestinais, evita a azia, estimula a bile, fortalece a vesícula biliar, reduz a inflamação,

expulsa vermes, mata parasitas, aumenta o fluxo de urina, alivia a dor, além de dissolver gorduras.

O ascaridol, substância presente no boldo-do-Chile, também ajuda a combater os vermes intestinais.

O boldo-do-Chile sempre foi utilizado na medicina popular chilena e peruana para tratar problemas no fígado, intestino e problemas da vesícula biliar.

Também possui propriedades medicinais para expulsar vermes intestinais, curar insônia, reumatismo, cistite, resfriado, hepatite, prisão de ventre, flatulência, má digestão, cálculos biliares, dores de ouvido e é considerado um tônico geral.

É usada na homeopatia e fitoterapia no tratamento de desordens digestivas, como laxante, diurético, para problemas hepáticos e também para aumentar a produção de bile na vesícula biliar.

As folhas são usadas contra vermes intestinais.

O botânico Dr. James Duke, documentou os usos tradicionais do boldo-do-Chile para o tratamento de inflamações urogenitais, gonorreia, sífilis, gota, icterícia, dispepsia, reumatismo, resfriados e dores de ouvido.

No Brasil, o boldo-do-Chile é usado para uma variedade de distúrbios, inclusive hepatite, congestão hepática, constipação, flatulência, tontura, dores no estômago, cólicas intestinais, cálculos biliares, insônia, reumatismo e falta de apetite.

O boldo-do-Chile é muito utilizado no mercado de plantas medicinais como fitoterápico indicado para o tratamento de cálculos e inflamação da vesícula biliar, além de muitos tipos de problemas no fígado, estômago e distúrbios digestivos.

Na Europa (principalmente na Alemanha), o boldo é utilizado para curar problemas do fígado e vesícula biliar, distúrbios gástricos e para estimular a secreção gástrica (especialmente a produção e secreção biliar na vesícula biliar e fígado).

Ele também é usado para perda de apetite e como antiespasmódico.

Contraindicações e efeitos colaterais do boldo do Chile

Pessoas com cálculos biliares devem procurar a ajuda e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado e treinado antes de se automedicarem com boldo-do-Chile. O boldo-do-Chile produz um efeito tão forte sobre a vesícula biliar que pode fazer com que a mesma libere pedras rapidamente, o que possivelmente pode causar uma obstrução nos ductos biliares abaixo da vesícula biliar ou até mesmo danificar o pâncreas.

É mais bem aproveitado quando consumido em pequenas quantidades e em combinação com outras plantas, fator que ameniza os efeitos-colaterais do boldo-do-Chile.

O boldo-do-Chile demonstrou ser abortivo e causou defeitos congênitos em estudos com animais, portanto, não deve ser usado durante a gravidez ou fase de amamentação.

Os constituintes químicos presentes no boldo-do-Chile podem afinar o sangue o sangue, portanto, pacientes que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue ou que possuem doenças com tendência a diluir o sangue (tais como hemofilia ou trombocitopenia) não devem consumir o chá de boldo-do-Chile.

O boldo-do-Chile possui efeito diurético e é contra-indicado para uso a longo prazo.

Doses elevadas devem ser evitadas.

boldo do chile

Para preparar o chá de boldo, basta adicionar as folhas da planta em uma xícara com água fervente e deixar descansar por alguns minutos.

O chá deve ser bebido várias vezes ao dia.

Contraindicações do chá de boldo

As contraindicações do chá de boldo incluem obstrução da vesícula biliar e as grávidas também não devem tomar o chá de boldo, especialmente nos primeiros 3 meses de gestação, porque ele pode provocar aborto ou causar malformações no feto.

História e curiosidades

O boldo-do-Chile é uma erva nativa da América do Sul, muito usada para o tratamento de problemas de indigestão.

É uma árvore perene arbustiva de crescimento lento, que produz pequenos frutos.

Cada planta só possui um sexo, e portanto, plantas de diferentes sexos devem ser plantadas próximas umas das outras, para estimular a reprodução.

O boldo-do-Chile é encontrado nas regiões andinas do Chile e do Peru, mas também cresce selvagem em algumas regiões do Marrocos.

É cultivada na Itália, Brasil e norte da África, vez que a demanda por suas folhas medicinais é muito alta.

 

Você Encontra Boldo do Chile Aqui:

Loja Online

www.mercadaodaservas.com.br

 

Comments are closed.